
No próximo domingo, dia 2 de julho, a celebração do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia contará com uma extensa programação que envolve cerimônias cívicas e atividades culturais, com a participação da população. As ações em Salvador estão sendo organizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e têm como tema: "Salve nossa terra, Salve o Caboclo".
A programação terá início às 7h30 da sexta-feira (30), com a saída do Fogo Simbólico, que partirá a leste através do Recôncavo baiano, e a oeste a partir da cidade de Mata de São João. O roteiro vindo do leste passará por Cachoeira, Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, antes de chegar a Pirajá. Já o fogo vindo do oeste deixará Salvador ao pôr do sol da quinta-feira (29), em direção a Mata de São João, completando o caminho de volta passando por Dias D'Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, até chegar a Pirajá. Lá, a chama cívica se encontrará com a comitiva vinda do leste, seguindo então para o Largo do Campo Grande (Dois de Julho), onde ocorrerá o acendimento da Pira.
Essa celebração busca homenagear e relembrar a importância histórica da Bahia na luta pela independência do Brasil, especialmente o episódio conhecido como a "Independência da Bahia" ou "Grito do Ipiranga da Bahia", que foi um marco na conquista da autonomia brasileira. A participação da população é fundamental para enaltecer e preservar a memória desse momento histórico.
No dia seguinte, sábado (1º), a programação do bicentenário da Independência na Bahia continua. Pela manhã, às 9h, ocorre a celebração do Te Deum na Igreja da Catedral da Sé, no Terreiro de Jesus. O evento contará com a participação do Coral da Basílica do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino. Em seguida, às 10h, haverá a entrega da requalificação do Largo da Lapinha e do Pavilhão 2 de Julho. Ao meio-dia, em Simões Filho, ocorrerá o encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e do Recôncavo Norte. Na tarde de sábado, às 16h, acontecerá a cerimônia cívica da chegada do Fogo Simbólico no Largo de Pirajá.
Haverá o hasteamento das bandeiras por autoridades, seguido da execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Bahia, e o acendimento da Pira. Em seguida, as autoridades presentes irão colocar flores no túmulo do General Labatut. Às 17h, no palco do Largo da Lapinha, haverá a apresentação do Cortejo Afro. Às 18h, terá início a Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos, Boca do Rio. No mesmo horário, no palco montado no Farol da Barra, ocorrerá a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha. As atividades do sábado também incluem uma apresentação do espetáculo "A Resistência Cabocla – Homenagem ao Bicentenário da Independência" no palco montado na Praça 2 de Julho, no Campo Grande. O espetáculo terá duas sessões, das 17h às 18h30 e das 19h às 20h30. Essa programação diversificada proporcionará momentos de celebração, cultura e homenagens durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
No domingo, dia 2 de julho, a data magna em comemoração ao bicentenário da Independência na Bahia, a programação começa pela manhã. Às 6h, ocorrerá uma alvorada com queima de fogos no palco montado no Largo da Lapinha. Em seguida, às 7h, terá início o cortejo cívico da Lapinha, seguido de uma cerimônia cívica que inclui o hasteamento de bandeiras por autoridades e uma nova execução do Hino Nacional, dessa vez pela banda de música da Marinha do Brasil. Às 8h10, haverá a colocação de flores no monumento ao General Labatut, realizada pelas autoridades presentes.
Em seguida, ocorrerá a entrega dos carros emblemáticos dos caboclos e a execução do Hino ao 2 de Julho, também pela banda de música da Marinha. Às 9h, começará o cortejo cívico do 2 de Julho, com a participação do Museu Vivo na Cidade, Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais e estaduais, grupos populares e um concurso de fachadas decoradas ao longo do desfile cívico. Em seguida, haverá uma homenagem aos Heróis da Independência com uma breve parada em frente ao Convento da Soledade. Posteriormente, ocorrerão homenagens à Ordem Terceira do Carmo e à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com paradas e pronunciamentos em frente às respectivas instituições. Para encerrar a manhã, os carros emblemáticos dos caboclos serão recolhidos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
No domingo à tarde, a partir das 14h, começará o cortejo pela Avenida Sete de Setembro, com uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Às 14h30, terá início o Concurso de Fanfarras e Balizas na Avenida Sete. A partir das 15h, haverá uma cerimônia cívica no 2º Distrito Naval. Às 16h30, ocorrerá uma cerimônia no Largo do Campo Grande, seguida da chegada dos carros dos caboclos, hasteamento das bandeiras por autoridades, execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica, deposição de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes e o acendimento da Pira do Fogo Simbólico pela nadadora paratleta Verônica Almeida.
No encerramento, o Coral da PM-BA executará o Hino ao 2 de Julho, acompanhado pela Banda de Música Wanderley, da Polícia Militar. Essa programação do bicentenário da Independência na Bahia busca resgatar e celebrar os heróis e acontecimentos históricos que marcaram esse importante momento da história brasileira.
No fim da tarde de domingo, no Campo Grande, ocorrerá o tradicional Encontro de Filarmônicas, com início às 17h30. Sob o comando do maestro Fred Dantas, o evento contará com a participação das filarmônicas da Guarda Municipal, João Mendes (Canarana), Lyra dos Artistas (Santo Amaro), Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim), Oficina de Frevos e Dobrados e Bráulio Pimentel (Alagoas).
A partir das 19h, o palco da Praça Visconde de Cairu receberá o Especial Sambaqui, com shows da Baiana System e Lazzo Matumbi, além das apresentações de Raquel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Valdal. As atividades culturais em celebração ao bicentenário da Independência continuarão na segunda-feira, dia 3 de julho. A partir das 17h, o cantor Gerônimo Santana comandará um espetáculo no palco do Campo Grande. Em seguida, às 19h, terá início o Baile da Independência, com a participação da Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados.
Na terça-feira, dia 4 de julho, o palco do Campo Grande receberá o espetáculo "Amado Caymmi", em homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi. O evento contará com a participação de Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes, e começará às 19h. Na quarta-feira, dia 5 de julho, o Teatro Gregório de Mattos (TGM) sediará, a partir das 13h, a IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador - 200 Anos de Independência. Mais tarde, às 18h, acontecerá a tradicional Volta da Cabocla, com o retorno dos carros dos caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha, acompanhados pela participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô. Às 19h, a banda Ifá e convidados das Nações Congo Angola se apresentarão no Palco Lapinha. Essas atividades culturais proporcionam uma variedade de opções para celebrar o bicentenário da Independência, envolvendo música, dança e homenagens aos artistas e tradições locais.
Como parte das celebrações do bicentenário da Independência da Bahia, será realizada a Festa de Labatut, que ocorrerá de 6 a 7 de julho, no final de linha de Pirajá. Além disso, no mesmo local, na quinta-feira (6), acontecerá a Cruzada Evangélica, a partir das 18h. Nos dias 7 a 9, a partir das 19h, o bairro sediará apresentações artísticas e eventos musicais.
O Bando de Teatro Olodum também realizará uma série de apresentações do espetáculo "A Resistência Cabocla" no Subúrbio 360, em Coutos. A primeira apresentação será na sexta-feira (7), às 19h, aberta ao público em geral. Posteriormente, entre os dias 10 e 14 de julho, às 10h e às 14h, serão realizadas apresentações especiais para os alunos da rede municipal de ensino, como parte do Projeto Especial Bicentenário nas Escolas.
Está prevista para o dia 25 a entrega do Monumento em Homenagem a Maria Felipa, localizado na Praça Visconde de Cairu, no Comércio. Além disso, o Memorial da Independência, localizado na Lapinha, terá sua data de inauguração divulgada em breve. Essas iniciativas adicionais, como a Festa de Labatut, as apresentações do Bando de Teatro Olodum e a inauguração dos monumentos, contribuem para estender as celebrações do bicentenário da Independência da Bahia e enriquecer as atividades culturais e históricas da região.
Da redação